economia solidária

Quem será o substituto de irmã Lourdes na coordenação do projeto Esperança/Cooesperança

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Maiquel Rosauro (Divulgação)
Irmã Lourdes e o sucessor na coordenação do projeto, José Carlos Peranconi, o Zeca

Após o anúncio da saída da irmã Lourdes Dill do Projeto Esperança/Cooesperança, foi anunciado também quem será o substituto na função. João Carlos Peranconi, o Zeca, participa dos grupos de Economia Solidária desde 1989, apenas dois anos após a criação do Projeto Esperança. No Feirão Colonial, ele tem uma banca, onde comercializa malhas. Além disso, é um dos coordenadores da Feicoop.

- Substituir alguém nunca é fácil. Mas pelo tempo que estamos, temos formas de conseguir dar continuidade. Hoje, existe uma administração no escritório e outra na prática, agora vamos fazer tudo junto em um só lugar, no Centro de Referência. Não tenho medo, sabemos como tudo funciona - avalia.

Associação do Loteamento Lorenzi busca doações para realizar evento de Natal

Oficialmente, Zeca vai assumir o posto de presidente da Cooperativa Cooesperança. Na prática, junto aos grupos de Economia Solidária, sua função será a de coordenador do Projeto Esperança/Cooesperança, a mesma hoje desenvolvida pela irmã Lourdes.

MUDANÇAS

Também estão previstas alterações administrativas. A sede do Projeto será transferida da Rua Silva Jardim, no centro de Santa Maria, para o Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, nos fundos do Parque da Medianeira, onde ocorre o Feirão Colonial nas manhãs de sábado e, anualmente, sedia a Feicoop.

- É uma transição após 35 anos de um trabalho incansável, mas é necessário dar continuidade ao projeto. Toda mudança causa certa instabilidade e até dificuldade, mas os compromissos com a causa serão mantidos - afirma Dom Leomar, que assumiu o bispado em 2021.

Alunos de três escolas municipais recebem computadores para auxiliar nos estudos

O Banco da Esperança, que desenvolve atividades assistenciais será desvinculado do Projeto. Já a Feira da Primavera, que ocorre anualmente em setembro, será melhor avaliada sobre sua realização. Na prática, o Projeto seguirá atuando como braço da Arquidiocese.

- Fiquei muito tranquila quando Dom Leomar afirmou que não terão mudanças no Feirão Colonial, Feicoop e nas feiras no centro de Santa Maria. Tenho certeza de que a semente plantada continua fortificando em Santa Maria, no Brasil e no mundo. Afirmo de coração que a Economia Solidária é uma outra economia que acontece. E que outro mundo é possível desde que cada um faça sua parte. Agradeço a todos e levo a Deus um grande hino de ação de graças - disse irmã Lourdes.

SEGURANÇA ALIMENTAR

Irmã Lourdes também preside atualmente o o Conselho de Segurança Alimentar (Consea/SM). Em reunião na segunda-feira, o órgão decidiu que Claudia Machado, também integrante do Projeto Esperança/Cooesperança, assumirá o posto em abril.

- O Consea deu um salto enorme com a irmã Lourdes, é um desafio grande, que exige bastante demandas. Mas por ser membro há algum tempo, já estou inserida no Consea e apropriada à temática da segurança alimentar. Vou dar continuidade ao trabalho da irmã e investir na parte formativa - projeta Claudia.

O Consea tem por objetivo articular e mobilizar a sociedade, formular políticas, programas e ações que configurem o direito humano à alimentação nutricional sustentável. É composto por oito representantes de governo municipal, um do governo do Estado, um da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), um do Banco do Brasil, 11 usuários e 11 membros da sociedade civil.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Saída de liderança católica e social surpreende a comunidade Anterior

Saída de liderança católica e social surpreende a comunidade

Próximo

Campanha 'Imposto Solidário' termina no próximo dia 30 de dezembro. Saiba como contribuir

Geral